escalas pentatonicas de guitarra

As escalas musicais são mas do que essenciais para um guitarrista. Na realidade, são essenciais para desenvolver melhor destreza e também força nos dedos, treinar o ouvido e também também cooperar na capacidade de improvisação e também formação.

Neste post, separamos informações essenciais sobre o ponto e também as primordiais escalas para guitarra. Confira:
Escalas Piores
Seguem o padrão tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom.

Para escutar melhor, vamos supor que temos a seguinte sequência de notas: dó, ré, mi, fa, sol, la, si, dó. Juntas, elas formam a graduação maior de dó, como seguimos o padrão que citamos supra.

Por conseguinte, vamos poder repetir esse padrão mais uma vez, porém começando por nenhum gênero de outra nota da graduação, como sol. Fazendo a escrutinação tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom, teríamos o seguinte resultado: sol, lá, si, dó, ré, mi, fa#, sol.
Se você escoltar esse protótipo de graduação maior nas outras notas básicas, terá um resultado de forma :

graduação maior da guittara
Veja inferior uma mostra de graduação maior na guitarra:

graduação maior
Ao todo, são sete notas diferentes mas uma oitava que se duplica numa oitava maior. O sinal rubro representa dó, que é a nota de partida e também desta maneira formando a graduação de dó. Se você movimentar esse padrão uma lar para direita, tera a graduação de dó sustenido maior, e também daí em diante.
Agora, veja um exemplo de pentatônica maior:
pentatônica maior

A graduação para guitarra pentatônica maior conta com cinco notas e também é formado pelos intervalos: tônica, segunda maior, terça maior, quinta combate, sexta maior.
Na imagem, você vê uma das escalas pentatônicas mas comuns, que podem ser construídas de varias jeitos.
Escalas menores
Seguem o padrão tom, tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom.
Se você acolitar esse método começando pela nota dó, terá o seguinte resultado: dó, ré, ré#, fá, sol, sol#, lá#, dó. Essa é a graduação de dó menor.

Neste caso, vale ressaltar que as notas ré#, sol# e também la# frequentemente são escritas mib, láb e também sib. Elas são equivalentes, porém escrevemos dissemelhante porque usualmente esse é o padrão seguido enquanto vamos transcrever a graduação de dó menor, que então ficaria deste modo : dó, ré, mib, fá, sol, láb, sib, dó.

Dicas de apostila de guitarra

Página sobre apostila de guitarra completa

Site sobre estudos de guitarrra